Evita o desperdício de uma considerável parte da laranja pela indústria
rocket
domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init
action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/html/tecnologias/wp-includes/functions.php on line 6114wordpress-seo
domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init
action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /var/www/html/tecnologias/wp-includes/functions.php on line 6114Parceria de desenvolvimento
Novos procedimentos evitam desperdício e extraem outras substâncias de resíduos cítricos
Uma das maiores produtoras de sucos de laranja do mundo, a indústria cítrica brasileira não consegue explorar todo potencial econômico ligado à fruta, pois atualmente, entre 40% e 50% de cada laranja se perde em meio ao processo de fabricação de sucos.
Visando buscar soluções para o problema do desperdício da indústria cítrica, pesquisadoras do Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas desenvolveram novos procedimentos na área de biotecnologia para um melhor aproveitamento de cada laranja. O que antes seria tratado como lixo descartável, agora pode ser utilizado para obtenção de várias substâncias de considerável valor agregado.
O processo idealizado pelas especialistas consiste na reutilização da biomassa industrial a partir de um processo que retira de forma sequencial quatro substâncias que podem ser aproveitadas. Primeiramente, as profissionais da Unicamp extraem a hesperidina da biomassa, um flavonóide utilizado pela indústria farmacêutica e cosmética. Em seguida, através de processos subsequentes biotecnológicos, arrebatam a pectina da biomassa, um carboidrato com alta serventia para a fabricação de produtos alimentícios industriais.
Como última etapa da reciclagem verde, o procedimento patenteado pela Unicamp é capaz de obter, em sequência, a lignina e a celulose, dois polímeros orgânicos da biomassa da laranja. A lignina é aplicada na fabricação de fertilizantes e outros produtos utilizados pelo agronegócio. Já a celulose é usada tanto pela indústria têxtil quanto por companhias farmacêuticas para fins diversos.
Aplicações
Processo que permite a extração de resíduos semissólidos da indústria de citrus para a obtenção de componentes bioativos de alto valor agregado, tais como flavonas, pectina, lignina e celulose.
Problema Solucionado
Por meio da aplicação do processo proposto é possível dar uma destinação sustentável e agregar valor aos resíduos semissólidos de indústria de citrus, tendo por resultado componentes bioativos que poderão ser comercializados de forma isolada.
Vantagens
Evita o desperdício de uma considerável parte da laranja pela indústria
Promove a reciclagem da biomassa cítrica
Extrai quatro substâncias químicas que podem ser aproveitadas por outras indústrias
INVENTORES
Ljubica Tasic
Instituto de Química
1802_citrus
Processo de extração sequencial para obtenção de hisperida, pectina, lignina e celulose a partir de resíduos cítricos
DEPOSITADO
Sugestões de Tecnologias Relacionadas