Parceria de desenvolvimento
A indústria alimentícia está atenta a oferecer opções mais saudáveis aos consumidores, mas ainda enfrenta desafios na redução do teor de gordura em produtos cárneos. Seus substitutos são geralmente compostos por óleos e água que apresentam instabilidade. Nessa direção, o uso de emulsões gel – que são misturas mais estáveis de óleos e água – tem sido comprovado como uma estratégia promissora, mas sua aplicação em produtos cárneos é pouco explorada.
Diante deste cenário, pesquisadores da Unicamp desenvolveram um processo inovador de obtenção de emulsão gel para a formulação de produtos cárneos tradicionais, híbridos ou à base de plantas, com foco na substituição da gordura saturada. A tecnologia utiliza matéria-prima abundante, renovável e de baixo custo.
O gel resultante da tecnologia, além de superar a instabilidade dos substitutos de gordura, também tem, como diferencial, propriedades prebióticas, sendo uma alternativa saudável e funcional para a indústria de alimentos.
Aplicações
Pode ser aplicada em formulação de produtos emulsionados de carne tradicionais, híbridos ou à base de plantas, além de produtos alimentício com apelo funcional prebiótico.
Problema Solucionado
O processo pode resultar em produtos alimentícios mais saudáveis, com menor teor de gordura animal e propriedades prebióticas, benéficas para a saúde gastrointestinal.
Vantagens
Redução de gordura animal
Propriedades prebióticas, característica favorável para a saúde humana
Adaptável às preferências alimentares variadas
INVENTORES
Rosana Goldbeck
Faculdade de Eng. de Alimentos
Faculdade de Eng. de Alimentos
Faculdade de Eng. de Alimentos
Faculdade de Eng. de Alimentos
1926_emulsao_prebiotica
Processo de obtenção de emulsão gel prebióticas, emulsão assim obtida e uso
DEPOSITADO
Sugestões de Tecnologias Relacionadas