Parceria de desenvolvimento
Os cereais constituem o grupo de alimentos mais produzidos no mundo, ficando à frente de culturas como a de cana-de-açúcar, ovos e aves. Seu comércio representa 17% do consumo global. No entanto, em campo, podem ser acometidos por fungos patogênicos, como o do gênero Fusarium, e micotoxinas, o que pode ocasionar baixo rendimento e perdas para a indústria.
Com o intuito de contribuir com o controle da qualidade de produtos alimentícios ao consumidor final, pesquisadores da Unicamp desenvolveram um método para detecção de fungos e micotoxinas em cereais, como cevada, trigo, milho, aveia, arroz, centeio, entre outros.
A invenção pode ser aplicada como teste preliminar em indústrias de alimentos, tendo como diferenciais tempo reduzido de análise, resultados rápidos sobre a potencial contaminação de amostras e menor geração de resíduos tóxicos.
Aplicações
Pode ser aplicada em indústria de alimentos, principalmente na área de qualidade e análise de contaminantes.
Problema Solucionado
Além de ter potencial redução de custos, quando comparado com as metodologias tradicionais, o método apresenta tempo reduzido de análise e proporciona resultados rápidos sobre a potencial contaminação de amostras. A invenção ainda permite uma ampla quantificação de espécies e consegue correlacionar a presença de fungos toxigênicos e micotoxinas em amostras de alimentos.
Vantagens
Geração reduzida de resíduos tóxicos
Tempo reduzido para obtenção de resultados
Promove boa eficiência de reação e correlaciona a presença de fungos toxigênicos e micotoxinas
INVENTORES
Liliana de Oliveira Rocha
Faculdade de Eng. de Alimentos
Faculdade de Eng. de Alimentos
1938_FUSARIUM
Método para detectar a presença de fungos e micotoxinas em cereais
DEPOSITADA
Sugestões de Tecnologias Relacionadas