Parceria de desenvolvimento
A busca por compostos versáteis e de alta qualidade é constante na indústria alimentícia – e muitas vezes enfrenta uma série de desafios. Dentre eles está a disponibilidade de bases lipídicas que atendam às exigências de diferentes tipos de produtos alimentícios.
Diante deste cenário, pesquisadoras da Unicamp desenvolveram um processo para obtenção de composições de lipídios. A invenção explora matérias-primas já consolidadas na indústria, a partir de óleos e gorduras, porém, de maneira específica e inovadora. Seu diferencial está na capacidade de desenvolver bases lipídicas com diferentes perfis de plasticidade, permitindo que as composições tenham uso vasto e diversificado, em uma ampla gama de alimentos.
Assim, a tecnologia representa uma solução inovadora, sendo capaz de elevar o padrão e a consistência de produtos do mercado.
Aplicações
Pode ser aplicado em indústria de alimentos.
Problema Solucionado
As composições apresentam características aperfeiçoadas em relação às bases lipídicas convencionais. Seus perfis de plasticidade atendem todas as classes de produtos de base lipídica e produtos de panificação em geral. Também resultam em bases lipídicas com elevada capacidade de resistir à oxidação quando exposto ao oxigênio do ar, o que aprimora a qualidade dos produtos.
Vantagens
Uso de matérias-primas já conhecidas e de fácil acesso
Diferentes perfis de plasticidade, possibilitando vasta aplicação na indústria alimentícia
Elevada estabilidade oxidativa, o que ajuda a aumentar a qualidade dos produtos
INVENTORES
Ana Paula Badan Ribeiro
Faculdade de Eng. de Alimentos
1947_PALMISTE
Processo de obtenção de composições lipídicas e formulações lipídicas ternárias, composições e formulações lipídicas ternárias obtidas pelo processo e uso
DEPOSITADO
Sugestões de Tecnologias Relacionadas