Preservação das características nutricionais e aromáticas dos produtos desidratados
Parceria de desenvolvimento
Alimentos como frutas, vegetais, ervas, laticínios etc. são termossensíveis, ou seja, sofrem degradação ou alteração em suas propriedades quando expostos a temperaturas elevadas. E é isso o que ocorre quando eles são oferecidos em sua forma seca ou desidratada, pois o uso de altas temperaturas acelera o seu processo de secagem, mas causa perdas nutricionais e aromáticas. Além desse problema, os equipamentos de secagem disponíveis no mercado são, em sua maioria, de médio e grande porte, o que eleva custos e demanda instalações complexas.
Assim, com o intuito de desenvolver um método mais eficiente e que preserva a qualidade dos produtos durante a desidratação, pesquisadores da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) da Unicamp desenvolveram um dispositivo de acoplamento compacto e integrado que realiza a secagem moderada por meio do tratamento interno do ar na câmara de secagem. Dessa forma, o processo ocorre em menor temperatura, o que reduz a agressividade sobre os produtos termossensíveis, e preserva melhor suas propriedades nutritivas, sem necessidade de renovação do ar.
O equipamento possibilita um controle mais eficiente do ambiente, garante menor consumo de energia e preserva melhor as características nutricionais e aromáticas dos produtos desidratados. Além disso, ele pode ser adaptado a qualquer câmara de secagem e sua instalação é simplificada, do tipo “pronto para uso”, o que reduz custos operacionais e de manutenção.
Aplicações
O equipamento desenvolvido pode ser aplicado na indústria alimentícia, sobretudo na produção de alimentos secos ou desidratados.
Problema Solucionado
A tecnologia contorna o problema das perdas nutricionais e aromáticas de alimentos termossensíveis oferecidos em sua forma seca ou desidratada.
Vantagens
Preservação das características nutricionais e aromáticas dos produtos desidratados
Menor consumo de energia no processo e redução de custos
Fácil adaptação a qualquer câmara de secagem
INVENTORES
Vivaldo Silveira Junior
Faculdade de Eng. de Alimentos
2033_SECADOR
Dispositivo de acoplamento para secagem de produtos termossensíveis e método de secagem
DEPOSITADA
Sugestões de Tecnologias Relacionadas