Astronomus
Sistema permite monitoramento solar e visualização de imagens astronômicas com grande quantidade de informações obtidas por agências espaciais
Processar imagens astronômicas por meio da computação de alto desempenho. Este é o objetivo do Astronomus, um sistema desenvolvido na Faculdade de Tecnologia da Unicamp para monitoramento solar e visualização de imagens provenientes de observatórios astronômicos.
A tecnologia consiste em um conjunto de rotinas para processar imagens em ambiente híbrido (memória compartilhada e distribuída), de alto desempenho e utiliza o formato Flexible Image Transport System (FITS). Dessa forma, ela permite o uso de imagens com grande quantidade de informações oriundas da NASA e de outras agências espaciais.
Como essas imagens possuem valores altos e incomuns para a resolução espacial e espectral, todas as funções do Astronomus foram preparadas de forma a ter suporte a tais valores. O programa foi construído em Linguagem C e para utilizá-lo, é necessário apenas um conjunto de computadores funcionando na forma de cluster.