MATVOX
Aplicativo criado na Unicamp auxilia pessoas com deficiência visual na execução de algoritmos de forma simples e amigável
Pesquisadores da Unicamp criaram um aplicativo que interpreta algoritmos matemáticos com o objetivo de auxiliar pessoas com deficiência visual nas ciências exatas e na computação. O MATVOX foi desenhado para que o usuário crie, manipule e execute algoritmos diretamente no EDIVOX, um editor de textos específico para essa população, permitindo o aproveitamento das características e recursos de síntese de fala da ferramenta.
Com o uso do MATVOX, é possível implementar cálculos matemáticos na mesma janela do editor de texto, o que evita a necessidade de aplicativos externos. Além disso, os menus interativos na interface do sistema foram desenvolvidos especificamente para as limitações próprias de quem tem deficiência visual. Dessa forma, a interação com o computador se torna natural e amigável, com mensagens sonoras que permitem inserir comandos e funções sem conhecer previamente suas sintaxes.
A tecnologia também possui mensagens de ajuda pré-gravadas com a descrição de cada uma das alternativas do menu e implementa opções de fala que faz o processo de leitura das linhas do algoritmo de forma menos cansativa. Com isso, o usuário consegue verificar de forma simples a estrutura de cada uma das sentenças do algoritmo, detectando os possíveis erros na escritura sem precisar fazer esse processo mentalmente.
O MATVOX inclui ainda características como funções matemáticas, constantes físicas, conversões de unidades e espaços de armazenamento de dados para criação de algoritmos matemáticos de altas prestações, bem como permite realizar um mesmo procedimento N número de vezes e controlar a sequência de execução do algoritmo. Ademais, é possível importar e exportar dados para arquivo de texto, reconhecer funções por meio de som e utilizar diversos tipos de função, como exponenciais, de aproximação, logarítmicas, trigonométricas, de conversão, entre outras.