BCSPO
Novo software monitora escoamento multifásico em uma Bomba Centrífuga Submersa, realizando a previsão de falhas no sistema
Um programa de computador que monitora o escoamento multifásico em uma Bomba Centrífuga submersa (BCS) foi desenvolvido por pesquisadores da Faculdade Engenharia Mecânica da Unicamp. O BCSPO, como é chamado, prevê falhas no sistema, aumentando a confiabilidade do equipamento e garantindo sua operação estável, o que eleva o tempo de vida do método de elevação artificial por BCS e diminui os custos com manutenção.
O software permite obter diferentes modelos não paramétricos de caixa preta a partir de dados experimentais recompilados do sistema de interesse, realizando a identificação da vazão de gás na bomba. Para que isso aconteça, ele obtém as representações espectrais dos sinais no domínio do tempo e procura as similaridades e diferenças entre cada uma delas, selecionando as propriedades mais relevantes da representação.
Em seguida, são definidas as amostras de treinamento para a Máquina de Vetores de Suporte para Regressão (SVMR) e os melhores parâmetros ocultos de SVMR, baseada nas análises do erro quadrático médio (MSE) e do coeficiente de correlação. Com isso, é realizada a predição da vazão de gás para cada um dos modelos obtidos, o que é feito mediante a verificação de desempenho de cada conjunto de dados.
O BCSPO é destinado à indústria petrolífera ou empresas de bombeio de fluidos multifásicos. Sua utilização demanda uma bomba BCS instrumentada com diferentes sensores e um sistema que permita adquirir os sinais medidos diretamente do programa. Além disso, é necessário que o computador tenha instalado o MatLab e o LIBSVM toolbox de aprendizagem de máquina de vetores de suporte para regressão (Support Vector Machine Regression).