Diagnóstico da implementação de Lean Thinking
Software auxilia a diagnosticar a implementação da metodologia de gestão Lean Thinking de acordo com a visão do funcionário
Pesquisadores da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp criaram um software que auxilia as instituições a diagnosticarem o nível de maturidade de implementação da metodologia Lean Thinking na indústria de saúde. Esta metodologia se trata de uma estratégia de gestão baseada no Sistema Toyota de Produção, com princípios que visam eliminar os desperdícios, aumentando a produtividade, lucro e eficiência da organização.
A ferramenta, denominada EPLIT, é composta por um questionário elaborado em parceria com pesquisadores da University of Huntsville, nos Estados Unidos e que contém 29 perguntas a serem respondidas em escala Likert. Ela deve ser aplicada por profissionais das instituições que utilizam ou desejam utilizar o Lean de acordo com a visão do funcionário. Posteriormente, o software, desenvolvido com apoio do Instituto Eldorado, analisa as respostas, emitindo o diagnóstico sobre os pontos fortes e fracos da instituição.
Com esses dados em mão, o gestor consegue determinar mais rapidamente quais ações devem ser priorizadas no intuito de melhorar as estratégias de gestão. Isso porque atualmente não existe no mercado softwares que auxiliem na avaliação da percepção do colaborador em relação ao Lean, o que demanda a contratação de consultores com um alto custo e tempo de realização.
O EPLIT está disponível em português e inglês e, para operá-lo, basta acessar e se cadastrar em uma página online, rodando o questionário com os colaboradores. As análises são baseadas nos cálculos da Teoria de Grey e os dados são automaticamente tabulados, sendo que o pesquisador pode escolher aqueles que ele deseja analisar.