Sensores e Atuadores para Cidades Inteligentes
Tecnologia baseada no protocolo Mesh auxilia no controle e manutenção da rede de iluminação pública
Realizar a logística de manutenção da rede de iluminação pública é um grande desafio dos principais centros urbanos mundiais, que chegam a possuir centenas de milhares de pontos de luz em suas vias. Para resolver este problema, foi criado na Unicamp um sistema para construção de um dispositivo que pode ser integrado aos pontos de iluminação com a finalidade de identificar defeitos, monitorar o tempo de uso e atuar acendendo e apagando as luzes.
O objetivo principal do projeto é a criação de uma malha auto adaptativa mesh sem fio com nós a serem instalados nos postes em conjunto com atuadores e sensores e que, como resultado secundário, também cria uma infraestrutura adaptada ao conceito de cidades inteligentes. Dessa forma, a presente tecnologia se refere a um concentrador de sensores e atuadores para Cidades Inteligentes baseado no protocolo M4IoT (Mesh for Internet of Things).
Desenvolvido para sistema operacional Linux, o software executa o gerenciamento de dados enviados e recebidos na rede para diversos sensores e atuadores conectados, atuando como gateway entre a rede mesh e a internet. Além disso, utiliza interface UART para comunicação com o rádio, gerencia as conexões de rede, estabelece as configurações iniciais para todos os nós da rede e realiza a atualização de endereço, data e hora.
Ele também gerencia o fluxo de dados na rede inteira, executa comandos tipo TCP e UDP em toda a rede e executa funções de criptografia e descriptografia para garantir a segurança da rede de comunicação. Adicionalmente, serve de ponte da rede de sensores com a internet e disponibiliza todo o tráfego de atuadores e sensores, bem como comandos em bancos de dados.