Programa possibilita a atualização simultânea de milhares de dispositivos IoT
Novo programa de computador permite a atualização segura e simultânea de dispositivos IoT para cidades inteligentes
Possibilitar a atualização simultânea de milhares de dispositivos IoT (Internet das Coisas) por meio de redes mesh é o objetivo de um software inédito para microcontrolador STM32F103C8T6. O Anfuota, acrônimo para Asynchronous Network Firmware Update Over The Air, foi desenvolvido por pesquisadores da Faculdade de Engenharia Elétrica e da Computação da Unicamp e é destinado ao mercado de dispositivos IoT para cidades inteligentes, como concessionárias de energia, água ou gás e prefeituras com planos de modernização.
O Anfuota realiza a atualização segura do firmware do sistema microcontrolado, de forma que apenas o firmware que foi baixado sem perda de dados será executado. Ele funciona como um bootloader, realizando a verificação de possíveis atualizações sempre que o sistema for reinicializado e, quando houver a necessidade de atualização, o algoritmo irá garantir que o novo firmware gravado seja exatamente o desejado. Caso contrário, o sistema permanecerá em sua versão atual.
Todo o processo acontece por uma rede sem fio (XMesh) junto às atividades normais de um dispositivo IoT e a atualização ocorre em modo broadcast, ou seja, em todos os dispositivos de uma determinada aplicação em simultâneo. Além disso, o novo algoritmo gerencia todos os endereços das regiões de memórias que contêm as versões atual e de atualização, o que é positivo visto que, por serem de baixo custo, os dispositivos IoT têm uma arquitetura de memória mais simples, com apenas um banco.