Programa para reconhecimento facial em vestibulares
Novo programa de computador gerencia o processo de reconhecimento facial de candidatos em vestibulares e outros concursos
O uso de tecnologias de ponta como reconhecimento facial pode ser um importante aliado em processos seletivos, uma vez que ajuda a identificar se as pessoas que se matricularam são de fato as mesmas que fizeram as provas. Pensando nisso, pesquisadores do Instituto de Física e da Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) desenvolveram um programa de computador para gerenciar o processo de reconhecimento facial dos candidatos nas provas aplicadas em vestibulares e outros concursos.
O software Smart Face tem o objetivo de fazer a identificação biométrica das pessoas por meio da captura de imagens e é destinado a universidades, órgãos públicos e qualquer instituição que deseje realizar processos seletivos ou identificação em massa de pessoas. Para tanto, ele apresenta funcionalidades como coleta e dos rostos, contagem de candidatos presentes ou ausentes, inserção de observações para casos especiais, remoção e transmissão de dados ao servidor, busca de candidatos específicos, entre outros.
Entre os principais benefícios, o Smart Face garante flexibilidade de adaptação a processos variados, rapidez na coleta dos dados e a utilização desses dados para outras finalidades. Além disso, permite a elaboração de relatórios detalhados sobre o processo que está sendo realizado durante sua utilização e necessita apenas de um dispositivo móvel configurado com sistema Android e um servidor centralizado.