Software para análise de mapas conceituais auxilia na gestão de conhecimento de organizações
Ferramenta compara parte ou toda a estrutura complexa de mapas conceituais por meio do critério de similaridade e de diferentes tipos de análises computacionais.
Pesquisadores da Faculdade de Tecnologia da Unicamp criaram um programa de computador que auxilia na comparação de mapas conceituais, ferramentas gráficas utilizadas para organizar e representar o conhecimento por meio de proposições inter-relacionadas. Com o CmapMatcher, é possível comparar parte ou toda a estrutura complexa de mapas armazenados em um banco de dados por meio do critério de similaridade, viabilizando a realização de diferentes tipos de análises computacionais.
O processo de comparação por similaridade contido no CmapMatcher não se limita a um domínio de aplicação específico e é aplicável a qualquer topologia de mapas conceituais, como hierárquica, cíclica e híbrida. Além disso, ele considera os conceitos e termos de ligação como sintagmas nominais; conta com um dicionário de sinônimos e com uma etapa de pré-processamento de linguagem natural, a fim de tratar os rótulos dos conceitos e torná-los aptos a serem comparados semanticamente.
O objetivo da ferramenta é proporcionar duas categorias de análise para as organizações que utilizam mapas conceituais como ferramenta de gestão de conhecimento: a análise de opiniões e argumentações e a análise de padrões específicos para necessidades distintas, que costuma ser inviável visualmente quando há um número elevado de mapas. Dessa forma, ela pode beneficiar áreas como a educação, comparando mapas construídos por alunos e professores ou recursos humanos, para verificação de competências de candidatos a uma vaga.
A tecnologia trata-se de uma aplicação desktop, com interface simples, intuitiva e objetiva, que proporciona resultados rápidos e detalhes específicos em cada comparação. Para tanto, o usuário seleciona um mapa base dentre um conjunto de mapas relacionados a uma questão focal. Ele, então, é comparado a todos os outros mapas, em uma abordagem de um para muitos e a partir de três opções de comparação por similaridade (conceitos, relacionamentos e proposições) e dois tipos de consulta por similaridade (RangeQuery e KnnQuery).
Vale ressaltar que o CmapMatcher não se propõe a construir um mapa conceitual, visto que já existem variadas ferramentas empregadas para esta finalidade. Para poder ser utilizado, é necessário que os mapas conceituais a serem analisados tenham sido previamente armazenados em um banco de dados de acordo com um esquema específico, além de haver o desenvolvimento de rotinas de importação dos mapas construídos em uma ferramenta externa para o banco de dados do programa.