Unicamp desenvolve novo programa para gerenciamento e controle de pH
De código aberto, software é alternativa a programas pagos e pode ser melhorado pela comunidade científica
O gerenciamento e controle do pH é crucial na realização de processos químicos industriais, pois permite aos engenheiros monitorar a acidez e alcalinidade de uma solução, garantindo assim a feitura de produtos de alta qualidade, reduzindo perdas de matéria-prima e diminuindo os riscos de acidentes.
Visando melhorar a automação desses processos, pesquisadores da Faculdade de Engenharia Química da Universidade Estadual de Campinas desenvolveram um programa em linguagem Python para controlar e monitorar em tempo real o processo de neutralização de pH em uma planta, que é um conjunto de equipamentos e processos químicos projetados com o objetivo de ajustar o pH de uma solução para um valor específico e controlado.
A ferramenta apresenta uma interface gráfica que se comunica com os equipamentos via protocolo OPC-DA, permitindo visualizar as variáveis do processo em gráficos e tendências, manipular os atuadores remotamente, acionar malhas de controle e gerenciar o banco de dados. O software é de código aberto e possui licença gratuita para universidades e estudantes, tornando-se uma alternativa aos programas pagos importados.
O programa ainda permite a instalação de diversas melhorias desenvolvidas para a simulação de sistemas dinâmicos e implementação de algoritmos de controle da planta, destacando-se às soluções de inteligência artificial para a implementação de controladores Fuzzy e os modelos em rede neural artificial que possibilitam melhores tomadas de decisão em atribuições que envolvem grande quantidade de dados.
A solução da Unicamp foi projetada para permitir personalização e adaptabilidade a diferentes tipos de sistemas dinâmicos, podendo ser continuamente atualizada pela comunidade científica com a inserção de novas melhorias para realização e o acompanhamento de tarefas específicas.