Estabelecimentos de entrega de refeições sofrem um sério problema logístico diário: eles recebem muitos pedidos em um tempo curto, alguns para pratos simples, outros para mais trabalhosos, cada qual para um destino diferente – alguns próximos, outros distantes. Preparar as refeições conforme a ordem de chegada não é o método mais eficiente de atender aos clientes. Isso provoca atrasos nas entregas e compromete a qualidade das refeições.
Para resolver esses problemas de gerenciamento e de organização de pedidos, pesquisadores da Unicamp desenvolveram o aplicativo RotaFood, criado para otimizar o fluxo de preparo dos pratos e as suas entregas, de forma rápida e eficiente.
Com ele, o estabelecimento cadastra seus entregadores e os produtos do seu cardápio, podendo integrar apps de terceiros, como o iFood e outros. O algoritmo do RotaFood divide os pedidos em grupos com base em sua área geográfica e conforme a capacidade de transporte do entregador responsável pelo grupo. Este recebe uma rota otimizada, criada por um modelo matemático, para fazer as entregas – um link para um aplicativo de mapas, como o Google Maps – e depois retornar ao estabelecimento. A partir da criação dos grupos, os pedidos são enviados à cozinha, priorizando o grupo com o pedido realizado há mais tempo, de modo que pedidos de um mesmo grupo sejam preparados simultânea ou sequencialmente, tornando mais eficiente o tempo de preparo das refeições e as suas entregas.