Parceria de desenvolvimento
Diversas indústrias usam o método das medidas de colorimetria por transmitância para determinar a cor de uma substância, o que é feito medindo-se a quantidade de luz que passa através dela. Esse método permite garantir a consistência, qualidade e conformidade dos produtos em relação às especificações de cor. Contudo, o método exige o uso de equipamentos específicos e caros, o que muitas vezes inviabiliza a sua aplicação.
Para contornar esse problema, pesquisadores da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) da Unicamp desenvolveram um software capaz de realizar o mesmo procedimento, empregando, para isso, qualquer equipamento de espectrofotometria. Os espectrofotômetros são instrumentos usados para medir a intensidade da luz em diferentes comprimentos de onda. Tais equipamentos podem ser encontrados facilmente em laboratórios de pesquisa, pois são bem mais acessíveis e econômicos.
Dessa forma, com o auxílio do novo software, torna-se possível realizar medições para determinar a cor de uma substância de uma maneira bem mais acessível, e ao mesmo tempo, sem perder a precisão das medidas. Em resumo, o software permite transformar qualquer espectrofotômetro de bancada em um colorímetro profissional.
Aplicações
O software tem potencial de aplicação nas mais diversas indústrias, como a alimentícia, cosmética, química, farmacêutica, têxtil etc.
Problema Solucionado
O software fornece uma solução precisa e confiável para contornar o alto custo do uso do método de medição da colorimetria por transmitância.
Vantagens
O software torna os exames de colorimetria mais acessíveis
As medidas da colorimetria alcançam resultados precisos e confiáveis
O novo método reduz custos de pesquisa
INVENTORES
Tânia Forster Carneiro
Faculdade de Eng. de Alimentos
PC302_COLORIMETRIA
Spectra2Colour
DEPOSITADA