Parceria de desenvolvimento
O aprendizado em Física por estudantes é um desafio, já que é comum a ênfase excessiva na memorização de fórmulas e definições, em detrimento da real compreensão dos conceitos.
Com o objetivo de tornar esse processo de aprendizagem mais dinâmico e didático, pesquisadores da Unicamp desenvolveram o software Lavina, voltado a professores e estudantes de Física de todos os níveis educacionais, em especial do Ensino Médio.
A ferramenta atua como um auxiliar no ensino de Física básica, permitindo a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem, já que funciona como uma espécie de laboratório virtual. Além de visualizar os experimentos, os estudantes podem interagir e realizar simulações online com interface gráfica, mudando as condições iniciais e fornecendo respostas, a fim de verificar se seus cálculos são consistentes. Dessa forma, o software contribui para o entendimento e a fixação de assuntos de forma dinâmica, o que estimula e fomenta o interesse pela Física.
Aplicações
A invenção pode ser aplicada por professores de Física básica, sobretudo aos estudantes do Ensino Médio. Também é voltada para diretores de escolas públicas e privadas, secretarias estaduais de Educação, universidades e institutos, empresas do setor de Educação e ao público geral com interesse em Física.
Problema Solucionado
O software é considerado leve para rodar em espectro maior de hardware e traz conteúdo em Português, o que facilita o acesso dos estudantes, já que a maioria dos sites similares é escrito em língua inglesa. Por ser uma espécie de laboratório virtual, os professores podem demonstrar experimentos sem a necessidade de um espaço físico.
Vantagens
Plataforma com linguagem em Português
Laboratório virtual, com possibilidade de interação dos próprios estudantes
Uso pode ser feito apenas com acesso à Internet
INVENTORES
Diego Muraca
Instituto de Física
Instituto de Física
Instituto de Física
PC289_LAVINA
LAboratorioVIrtualiNterAtivo (Lavina)
DEPOSITADA